O Projeto Palavra é Arte
O projeto Palavra é Arte nasceu há quase dez anos.
Como professor universitário, responsável pela cadeira de Webwriting de uma das maiores universidades do estado de São Paulo, o escritor Gilberto Martins percebeu logo no princípio das aulas algo interessante: seus alunos, além de publicarem seus textos na internet, todos, sem exceção, desejavam ter seus escritos publicados em livro impresso.
Mas aí surgiu o primeiro grande problema: como viabilizar algo daquela natureza, se as tiragens seriam pequenas, com cerca de 20 exemplares em média por autor.
Depois de uma longa pesquisa junto ao mercado editorial chegaram à conclusão de que era um empreendimento quase inviável, mesmo que todos os textos dos alunos fossem reunidos em uma só coletânea.
O valor da capa, da preparação dos textos e da impressão da obra estava muito além do que cada autor tinha disponibilidade para gastar.
Mas o que em princípio era um problema quase insolúvel, em pouco tempo tornou-se um desafio que precisava ser vencido.
Convidando revisores, diagramadores das mais diversas regiões e até mesmo alunos da universidade para prestarem serviços a preços módicos, em pouco tempo parte do problema estava sanado.
Entretanto, faltava a parte mais onerosa do projeto, que era a impressão da obra em si.
Com um investimento considerado baixo, o professor Gilberto Martins importou da Malásia duas impressoras de alto rendimento e performance impecável, as quais nada deixam a desejar às máquinas usadas pelas grandes gráficas. Uma era destinada à impressão de capas e outra à impressão do miolo dos livros.
Estava pronta a nossa pequena “fábrica de livros”.
Do ano de 2008, quando iniciamos o projeto Palavra é Arte, até hoje já foram publicados mais de 700 autores, muitos deles com obras individuais.
Fomos desafiados e enfrentamos uma série de dificuldades, mas aqui estamos dando oportunidade a quem deseja iniciar-se neste maravilhoso e sedutor mundo das publicações literárias.